• julho 29, 2021

Quais áreas de atuação para trabalhar com língua francesa?

Trabalhar com a língua francesa representa trabalhar com grandes empresas e ter muitas oportunidades. 

Afinal, saber falar francês no mundo atual abre muitas perspectivas de trabalho. Portanto, para quem está matriculado em um curso de francês em São Paulo, saiba que vários campos de trabalho podem se abrir, ao se ter conhecimento da língua. 

Assim, para você que tem interesse em um curso de francês, saiba que esse pode ser um excelente investimento, buscando novas oportunidades de trabalho. 

Ficou interessado (a)? Então, veja quais são as áreas de atuação para quem pretende trabalhar com a língua francesa. 

  1. Quais são as áreas de atuação para trabalhar com língua francesa? 

O francês é uma língua com grande impacto no mundo dos negócios. Isso porque há muitas empresas multinacionais cuja sede é a França. 

Além disso, a cultura francesa é uma das mais ricas do mundo, o que também abre muitas perspectivas de trabalho. 

Vamos ver quais são as principais áreas de atuação para quem tem conhecimento da língua francesa. Confira! 

  1. 1. Área automobilística 

Você certamente já ouviu falar em empresas como Renault e Peugeot, não é mesmo? 

Pois saiba que 23% de todos os carros da Comunidade Europeia são franceses. E que essas empresas vendem muitos veículos para outros países. 

Além dessas empresas, a Michelin, por exemplo, é a líder mundial na fabricação de pneus. 

Portanto, se você gosta dessa área, saber falar francês fluentemente pode te colocar à frente na busca da sonhada vaga. 

De fato, essas empresas sempre buscam talento nas áreas de engenharia, controle de qualidade, mecânica e química, por exemplo. 

  1. 2. Culinária 

Os programas de culinária se tornaram bem famosos nos últimos anos e certamente muitos fãs já sabem que a maior escola de culinária do mundo é a Cordon Bleu, cuja sede é em Paris. 

Aliás, a Cordon Bleu é a escola de origem de inúmeros e famosos chefes culinários ao redor do mundo, tanto em gastronomia quanto em confeitaria. 

Mas, se você não tem condições financeiras de investir em um curso presencial na Cordon Bleu, saiba que existem outras oportunidades. 

Você pode estagiar em diversos restaurantes franceses, para no futuro ter um título de sous-chef em restaurantes da sua escolha, por exemplo. 

Outra área ligada à gastronomia que tem na França uma área propícia para estudos é a enologia, ou seja, o estudo dos vinhos. 

Afinal, a França é um dos países que mais produz e exporta vinhos no mundo. E é importante lembrar que há diferentes áreas da França que produzem e exportam vinhos. 

  1. 3. Moda e cosméticos 

Grandes nomes da moda têm sua origem na França. Além disso, as melhores marcas de cosméticos e maquiagem do mundo também são sediadas na França. 

Por exemplo, L’Oreal, Lancôme, Garnier, Channel, dentre outras, são empresas que sempre buscam bons profissionais, fluentes em Francês para áreas de gestão e desenvolvimento. 

  1. 4. Área da saúde e ONGs

Para quem deseja buscar uma vaga na área da saúde, uma boa opção é a província de Quebéc, no Canadá, situada na região do país que fala francês. 

O Canadá é um país que constantemente abre oportunidades para imigrantes e a área de saúde é bastante promissora, sempre com muitas vagas a serem preenchidas. 

Outra opção é trabalhar em Organizações Não-Governamentais (ONGs), que possuem sede na França. Esse é o caso da ONG Médicos Sem Fronteiras (Médecins Sans Frontières). 

Você não precisa ser médico ou da área da saúde para trabalhar nessa ONG, mas falar francês fluentemente é um dos pré-requisitos fundamentais. 

  1. 5. Instituições internacionais 

Instituições como a ONU e a Unesco possuem, como língua neutra, o francês. Portanto, se você pretende trabalhar com diplomacia ou tem interesse nessas instituições, saiba que falar francês fluente é essencial. 

Deu para perceber como há diferentes áreas para se trabalhar com língua francesa? Mas, independentemente de qual área você gosta, lembre-se que saber falar francês fluentemente é essencial para todas elas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.