• maio 19, 2021

Formigamento nas Mãos Pode ser Sintomas de Algo Grave

Está sentindo formigamento nas mãos e está preocupado? Calma que nós vamos te falar as principais causas deste sintoma e o que ele pode significar, dando algumas possíveis enfermidades que podem estar por trás do formigamento.

Antes de tudo é preciso deixar claro que todo sintoma deve ser apresentado para um médico para que ele venha a avaliar a sua saúde e descartar, através de exames, qualquer tipo de doença ou então indicar o melhor tratamento.

Formigamento nas Mãos o que Pode Ser?

A sensação de formigamento nas mãos é aquela que sentimos pequenos choques que se espalham pelos dedos e pela palma das mãos.

Isso acontece, muitas vezes, quando deitamos sem querer em cima do braço, pressionando assim os músculos que respondem com esse formigamento.

Algumas posições também podem resultar nesse mesmo problema e isso não indica nenhum tipo de enfermidade, apenas que os músculos estão respondendo ao movimento.

Muitas vezes sentir formigamento nas mãos não é sinal de doenças, tanto que na maioria das vezes não há nenhum problema por trás dessa sensação.

Quando o nervo é comprimido o corpo reage apresentando o formigamento, o mesmo acontece quando há má circulação de sangue em alguma parte do corpo.

Quem fica sentado por muitas horas pode sentir formigamentos nas pernas, por exemplo, ou quem fica muito tempo com as mãos para cima também pode ter este mesmo sintoma.

Assim que a postura é corrigida, o problema acaba e você se sentirá melhor. E são nesses casos que o formigamento não é considerado grave.

Doenças que Causam Formigamento nas Mãos

Apesar de serem a minoria dos casos, há algumas doenças que enviam sintomas como o formigamento nas mãos, o que nos faz te indicar uma visita ao médico.

Problemas neurológicos são algumas das causas por trás desse sintoma, pois o formigamento é uma sensação sem estímulo, chamada pelos médicos de parestesia.

O sistema nervoso central é responsável por receber e enviar informações para os nervos de corpo, gerando os movimentos. No caso do formigamento é algo que acontece sem que consigamos controlar.

Problemas de saúde como diabetes, problemas renais, problemas na tireoide e outros podem acometer os nervos periféricos e gerar o formigamento que é uma sensação incômoda que precisa de avaliação clínica para descartar ou comprovar tais doenças.

O mesmo acontece com doenças inflamatórias que atingem os vasos sanguíneos (vasculites). Se o formigamento nas mãos for algo corriqueiro no seu dia a dia é melhor procurar um médico para fazer exames e descobrir se há alguma doença por traz desse sintoma.

Outros Problemas Ligados ao Formigamento

É importante procurar um neurologista em casos de formigamento nas mãos ou pés que aconteçam com frequência pois além das doenças citadas há outras enfermidades que podem estar por trás desse sintoma.

Entre elas a síndrome de Guillain-Barré que tem se tornado cada vez mais comum por conta dos casos de zika vírus que se espalhou pelo Brasil.

Outra doença grave que pode dar sinas através do formigamento de mãos é o acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo o infarto.

Fique atento aos demais sintomas que tiver além da sensação de formigamento, anote-os e leve ao médico para adiantar o diagnóstico, podendo começar o tratamento com maior antecedência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *