• setembro 15, 2021
Sites de notícias podem ser importantes para Eleições 2022

Sites de notícias podem ser importantes para Eleições 2022 

Como os Sites de notícias podem ser importantes para Eleições 2022 

Em outubro de 2022 acontecem as Eleições no Brasil. Em pouco mais de um ano para que elas aconteçam, diversos fatores e fatos influenciam para que os debates políticos estejam cada vez mais acalorados. Com o crescimento do interesse das pessoas de variadas faixas etárias pelo assunto, os sites de notícias podem ter uma procura maior neste sentido durante os próximos semestres.

Para um resultado justo nas urnas, será necessário que as redações usem do bom senso e sejam o mais imparciais o possível, contudo o maior desafio será se desvincular das ameaças à liberdade de imprensa, que vem sendo disseminadas pelo então presidente e futuro concorrente ao cargo máximo do executivo, Jair Bolsonaro.

Uma vez que um jornalista ou um site de notícias se encontra inseguro em relação às suas atividades profissionais, a tendência é que haja uma resposta em forma de comunicação à altura.

Muitas vezes a comunicação de um fato que ocorreu pode soar como opinião e uma opinião jornalista ser entendida como fato. É preciso que a população brasileira comece a desenvolver senso crítico para diferenciar notícia de opinião, e para além, notícias verídicas de fake news.

Fake news essas que foram utilizadas, inclusive, muitas vezes para espalhar informações mentirosas e perigosas sobre a pandemia.

Na outra ponta temos a imprensa tradicional, acostumada, ao longo da história do Brasil, a manipular a opinião popular. Do ponto de vista dos especialistas da comunicação, a maneira usada para informar um fato pode alterar o seu teor e sua perspectiva. 

Entretanto, isso não impediu que jornalistas profissionais que se preocupam de fato em informar continuam na ativa, e nem por isso a profissão deve ser desmoralizada, seja por políticos ou pela população. 

Sites com viés políticos

No Brasil existem sites que embora possuam nome e proposta de um jornal virtual, foram claramente e declaradamente criados para defender ou atacar um lado político.

Por esta razão o leitor e eleitor brasileiro precisa estar cada vez mais atento ao site e notícia que acessa, avaliando se as informações entregues naquele espaço online possuem fontes, provas, o trabalho de apuração e investigação jornalística antes de ser veiculada. Sempre se lembrando que se tratando de Brasil, provas podem ser forjadas, todavia não é muito difícil encontrar a verdade. 

O que um site de notícia sério precisa ter 

Para diferenciar um site com credibilidade de um site tendencioso ou que até mesmo dissemina informações falsas é preciso prestar muita atenção. Um bom portal de notícia precisa atender pelo menos os requisitos abaixo:

– preocupação com a gramática: um site com muitos erros de português não está preocupado em entregar o melhor aos leitores.
– foto sem crédito: um jornalista ou site com credibilidade não deixa de dar os créditos aos donos das fotos.

– Veicular notícia sem fontes ou sem dados levantados por instituições registradas: sites que divulgam notícias falsas geralmente inventam nomes de médicos, ou especialistas para tentar validar a matéria. 

– Em caso de notícia tendenciosa, tenta mudar a ordem das palavras para alcançar os seus objetivos. 

Internet e eleições – Sites de notícias podem ser importantes para Eleições 2022 

Sites de notícias podem ser importantes para Eleições 2022 

Não apenas os sites de notícias, mas a internet como um teve forte poder de decisão nas eleições presidenciais dos  Estados Unidos em 2016. Ocasião em que a equipe de comunicação de Donald Trump contratou a empresa Internet Research Agency para gerenciar a campanha na internet.

Em 2018 o Facebook identificou que um terço da população norte-americana foi exposta a notícias falsas espalhadas na rede. Outras tantas foram reconhecidas pelo Twitter e muitas disseminadas através do aplicativo de mensagem Whatsapp.

No Brasil, o Inquérito das Fake News está, por meio da CPI, apurando se gestores da campanha do presidente Jair Bolsonaro usaram os mesmos artifícios virtuais que Trump para conseguir ser eleito.

Como podemos perceber, a internet ainda possui grande potencial de persuasão, seja no que tange ao e-commerce ou até mesmo na escolha do voto. É preciso se atentar para este fato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *