• abril 4, 2022

Quais os principais tipos de lentes para usar em fotografias?

Pode ser que você queira trabalhar com fotografia de alimentos, ou prefira tirar fotos de eventos. Independentemente do nicho que deseja atuar, é fundamental saber qual tipo de lente utilizar para entregar um trabalho de qualidade. 

Para ter sucesso com a profissão de fotógrafo, é importante que você saiba quais os tipos de equipamentos disponíveis para aprimorar os resultados das suas fotos. 

A área de fotografia é enorme, sendo um mercado muito competitivo. Portanto, quanto melhor for a qualidade do seu trabalho, mais clientes de fotografia poderá conquistar

E se tem uma dúvida comum entre os iniciantes em fotografia é quais são os principais tipos de lentes que podem ser utilizadas. 

Pensando nisso, neste artigo, falaremos exatamente sobre esse assunto. Continue a leitura e entenda quais são os tipos de lentes mais utilizadas por fotógrafos profissionais! 

Principais tipos de lentes para câmeras

Escolher o tipo de lente ideal para o tipo de fotografia que você deseja tirar sem dúvida te ajudará a obter um melhor resultado. 

Dito isso, aqui está uma lista com os principais tipos de lentes para câmeras que são utilizadas por fotógrafos. 

1. Lente Padrão

A lente principal padrão (ou apenas lente primária) fornece uma distância focal fixa. Se você tiver uma lente principal de 35mm, só fotografará em 35mm. 

A lente principal é mais comumente usada em situações em que o objeto ou pessoa estão parados e você, o fotógrafo, pode se movimentar. Estes incluem, principalmente, os tipos de fotos Retrato e Paisagem. 

Os benefícios desse tipo de lente incluem geralmente imagens de qualidade superior em comparação com lentes com capacidade de zoom, peso mais leve, ótimas para fotos com pouca luz ou noturnas.

As desvantagens são que, obviamente, você não pode aumentar o zoom se quiser. Portanto, você precisa carregar mais de uma lente na maioria dos casos e corre o risco de perder uma foto ao trocá-la. 

2. Lente Zoom

Esteja você em um evento esportivo, caminhando ao ar livre ou em uma situação que exija fotografar de longe e de perto, a lente Zoom pode funcionar para você!

As lentes de zoom podem vir em diferentes distâncias focais. Geralmente, você pode encontrar uma lente de zoom que varia de 50mm a 200mm. 

Isso significa que você pode tirar uma boa foto de família (50mm) ou pode tirar uma foto de perto de um cachorro que viu ao longo do caminho (200mm)!

As desvantagens de uma lente de zoom são que elas geralmente são mais pesadas que as lentes primárias. 

Além disso, também não são tão nítidas quanto a lente padrão, e a configuração de abertura geralmente não é tão baixa, o que significa que fotos com pouca luz não são tão fáceis de serem obtidas. 

3. Lente Olho de Peixe

A lente olho de peixe é comumente usada para situações em que você deseja ver muitos cenários em uma foto. 

O setor imobiliário é um dos usos mais comuns, pois as lentes olho de peixe permitem que uma única foto mostre uma sala inteira (incluindo até mesmo o banheiro). 

Mas uma lente olho de peixe também pode ser usada para fotos de paisagens, fotos de arte abstrata, paisagens urbanas e muito mais. 

Devido à natureza das lentes olho de peixe (grandes distorções), elas não são úteis na maioria das situações comuns, como retratos ou fotos de casamento.

4. Lente Grande Angular

As lentes grande angular estão entre as lentes olho de peixe e as lentes primárias. Elas fazem como o próprio nome indica: capturam amplos campos de visão. 

Mais comumente usadas ​​em fotos de paisagem ou fotografia noturna, elas exigem uma certa quantidade de pós-processamento (edição de fotos com software) para evitar algumas distorções inerentes à lente.

Elas são leves como as lentes primárias e capturam uma imagem nítida da maior parte do campo de visão. No entanto, não são úteis para close-up, retrato ou quando você deseja um fundo desfocado. 

Conclusão

É comum que iniciantes em fotografia se confundam em relação a qual tipo de lente utilizar para que possam realizar o seu trabalho. Afinal de contas, existem diversos tipos de lentes disponíveis no mercado. 

A grande questão é que, para começar, você pode se dedicar e utilizar a lente que vem no seu kit, junto com a sua câmera. Ou seja, uma lente primária. 

Com o tempo, você pode investir em outros tipos de lentes, que poderão atender a sua necessidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.