• novembro 20, 2022
onde usar levedura nutricional

Onde usar levedura nutricional? Quais são seus benefícios?

A levedura nutricional é considerada um superfood, ou seja, um alimento que concentra diversos nutrientes benéficos para a saúde, muito utilizado na dieta de veganos e vegetarianos. Sendo assim, muitas pessoas se perguntam onde usar levedura nutricional e quais são seus benefícios para começar a aproveitar suas vantagens.

Nesse artigo vamos, então, entender onde usar levedura nutricional, mas é ideal saber o que é esse tipo de levedura. Sendo assim, a levedura nutricional ou Nutritional Yeast é uma espécie de levedura chamada Saccharomyces cerevisiae, que é rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, antioxidantes e minerais.

Esse tipo de levedura, diferentemente da que se usa para fazer pão, não está viva e pode ser fortificada durante o processo de produção com vitaminas e minerais. Esses alimentos são muito utilizados para complementar a dieta de pessoas vegetarianas, além de também pode ser utilizado para engrossar molhos e preparar arroz, feijão, macarrão e muito mais.

Veja também: Como os sistemas alimentares, dietas e saúde estão conectados?

Se você deseja saber onde usar levedura nutricional e quais são seus principais benefícios, continue lendo e descubra tudo sobre a levedura nutricional. Essa levedura pode lhe ajudar em mais formas que você pode imaginar.

Onde usar levedura nutricional?

O sabor da levedura nutricional tem notas que remetem ao salgado e fermentado de queijos como o parmesão, umami e noz. Veja algumas sugestões para incluir o alimento na sua rotina:

  • Na finalização de pratos, para temperar.
  • Como substituto do queijo ralado.
  • Em receitas, para substituir farinhas. 
  • Como ingrediente de molhos. 
  • Para engrossar misturas de preparos culinários.

Além disso, uma das novidades mais saborosas é a levedura nutricional sabor queijo. Essa opção é um suplemento elaborado a partir do extrato de levedura Saccharomyces cerevisiae, com um sabor natural semelhante ao de queijo. Perfeito para deixar sua pipoca mais interessante!

A composição da levedura nutricional faz dela um alimento nutritivo e com benefícios que impactam na saúde. Agora que você sabe onde usar levedura nutricional, é ideal entender quais são os benefícios que ela pode oferecer para sua saúde. Dessa forma, você pode entender se ela é ou não uma boa escolha para a sua dieta.

Quais são os principais benefícios da levedura nutricional?

Sabemos agora onde usar levedura nutricional, mas entender suas vantagens também é extremamente importante. Por isso, separamos alguns dos principais pontos que impactam a saúde humana de forma positiva e que essa levedura pode oferecer para você, veja:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o funcionamento do intestino a partir das fibras;
  • Previne anemia com a presença de ferro e vitamina B12;
  • Ajuda a regular e diminuir o colesterol;
  • Por ser rica em antioxidantes, previne o envelhecimento precoce;
  • Seguro para alérgicos e celíacos;
  • Estimula as respostas químicas dos organismos a partir do zinco, selênio e proteínas;
  • Realça o sabor dos alimentos e pode ser usada para encorpar caldos, molhos e outros condimentos.

Ademais, por conter proteínas de alto valor biológico e vitaminas do complexo B, contribui para evitar deficiências nutricionais em veganos e vegetarianos estritos e para todos que possuem restrição alimentar.

A levedura nutricional é vegana?

A levedura nutricional pura é vegana uma vez que não utiliza nenhum insumo de origem animal – ela é criada a partir de fungos de fermentação. No entanto, é necessário atentar-se aos temperos e insumos extras utilizados em leveduras com sabor, é necessário que estes também sejam exclusivamente vegetais para que o produto permaneça vegano.

Por ser de origem vegetal, é altamente recomendado para vegetarianos e veganos complementarem o cardápio e garantir que nenhuma proteína e vitamina esteja em falta no dia a dia. Sua variedade de modos de uso faz da levedura nutricional um item essencial na culinária saudável.

Agora que você entende onde usar levedura nutricional, que tal tentar fazer uma deliciosa receita natural com essa opção? Prepare hoje mesmo uma das várias opções disponíveis com esse tipo de levedura super nutritiva e aproveite o que ela tem para oferecer para sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *