• fevereiro 17, 2022
O botijão de gás pode ficar dentro de casa?

O botijão de gás pode ficar dentro de casa?

O botijão de gás pode ficar dentro de casa?

O uso do gás para cozinhar se difundiu e é um dos alimentos que mais consumimos e dos quais mais dependemos. No passado, a madeira e outros artefatos eram a matéria-prima que usávamos para fazer fogo para cozinhar, mas a descoberta e o processamento em larga escala do gás de cozinha mudou essa realidade.

Botijão

Embora existam outras formas de nos entregar o gás, a forma mais comum é a tradicional botijão de gás de 13kg utilizada na cozinha ligada ao fogão. O tanque geralmente é colocado dentro da cozinha junto com o fogão, mas algumas pessoas têm o hábito de colocá-lo do lado de fora.

O botijão de gás pode ficar dentro de casa?

A recomendação é que, na medida do possível, fique fora de casa e conectado com uma mangueira mais comprida com acesso ao fogão. Aqui estão algumas dicas e por quê:

  • O gás é altamente inflamável e, em caso de vazamento, o cilindro deve estar em uma área aberta para que o gás se dissipe no ar. Se isso acontecer com você dentro do alcance, o gás ficará preso e qualquer faísca pode causar uma explosão.
  • Além do problema de uma possível explosão, há também a inalação de gás, que pode levar à morte. Veja no final do artigo alguns relatos muito tristes de pessoas morrendo por inalação de gás.
  • Quando colocada fora de casa, é claro, a mangueira não chega ao fogão, por isso é necessário um cabo de extensão. Neste caso, uma mangueira de cobre é recomendada, especialmente se for enterrada. Esta mangueira não é muito barata, mas para este caso é necessária. A recomendação atual é colocar uma mangueira, mesmo que de cobre, dentro de uma mangueira corrugada para mantê-la protegida e evitar o desgaste ao longo do tempo.
  • Mesmo quando colocado no exterior, recomenda-se criar uma casa ou ter o cilindro num local coberto, com circulação de ar e, claro, de fácil acesso. Você não pode fazer uma casa completamente fechada.

Mas quando não há como colocá-lo fora?

Há casos, por exemplo, em apartamentos e outras situações, em que a colocação do cilindro no exterior não foi planeada e não existem muitas opções. Nesse caso, o ideal seria colocá-lo próximo a uma janela e, se possível, mantê-lo sempre aberto. Cuidado também se houver cheiro de gás, isso pode ser sinal de vazamento, nesse caso não acenda a luz ou qualquer outro aparelho elétrico, inclusive o ventilador. Abra portas e janelas e tire todos da casa antes de dar uma olhada para ver se há vazamento.

Cuidados com o botijão de gás

Seja dentro ou fora de casa, o cilindro requer manutenção para evitar problemas que podem ser muito graves. Abaixo estão algumas diretrizes importantes de instalação e uso.

  • Nunca abaixe o cilindro, onde quer que esteja, sua posição é sempre vertical;
  • O cilindro não pode ser armazenado dentro de casa, então a sugestão de colocá-lo fora de casa é justamente para evitar que ele fique dentro de casa. A razão para isso é que em caso de vazamento de gás, se for dentro de casa, esse gás ficará preso e, se houver uma pequena faísca de fogo, poderá ocorrer uma explosão. Quando está em local aberto, o gás é disperso no ar e a probabilidade de explosão é reduzida.
  • A mangueira de gás deve ser um modelo aprovado pelo Inmetro, o que significa que o modelo foi testado e aprovado para uso. Quando você coloca o cilindro ao ar livre, você precisa fazer uma conexão com um tubo de cobre, que também é pesado e caro. A recomendação atual é colocar uma mangueira, mesmo que de cobre, dentro de uma mangueira corrugada para mantê-la protegida e evitar o desgaste ao longo do tempo.
  • Não passe a mangueira atrás do forno para que não aqueça e se deteriore;
  • Aquecer uma botija de gás achando que pode funcionar mais é uma abordagem muito perigosa e não deve ser feita em hipótese alguma.
  • Ao entrar em uma casa e sentir cheiro de gás, É MUITO IMPORTANTE NÃO ACENDER AS LUZES OU INICIAR QUALQUER TIPO DE CHAMA. Em uma área fechada, entrar em contato com o gás com qualquer tipo de gatilho, como um interruptor de luz, pode ser o combo perfeito para uma explosão. Neste caso, o melhor é abrir as portas e janelas, afastar-se de casa e chamar os bombeiros ou os responsáveis ​​pela empresa de gás.

Continue lendo nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.