• outubro 4, 2021

Jovem Aprendiz: A porta de entrada para o mercado profissional!

O Jovem Aprendiz é um programa que tem por finalidade auxiliar os jovens a vivenciarem a rotina do mercado profissional e adquirirem experiência ainda cedo para eu tenham um melhor desenvolvimento e consequentemente carreira profissional.

Criado pela Lei 140.097/2000 e regido pelo Decreto 5598/2005, este programa faz parte de uma série de medidas tomadas pelo Governo Federal com o intuito de qualificar diversas áreas do mercado profissional e ajudar a transformar a vida dos jovens  brasileiros.

Agora que já conferiu um pouco sobre os objetivos do programa, já deve ter percebido o quanto esta oportunidade pode ser importante para adquirir experiência e entrar no mercado de trabalho. Não fique de fora desta, veja abaixo mais sobre o programa jovem aprendiz neste artigo e descubra se você cumpre com os requisitos para fazer parte!

Quem pode ser Jovem Aprendiz?

As vagas jovem aprendiz são para pessoas que possuam entre 14 e 24 anos de idade que estão cursando o ensino fundamental, médio ou superior.

É importante ressaltar que para o caso de portadores de deficiência não há imite de idade, ou seja, a participação no programa fica aberta para qualquer interessado nessas condições que desejem trabalhar como jovem aprendiz.

Conhecendo as etapas do programa Jovem aprendiz

O programa Jovem aprendiz se divide em duas etapas.

Etapa 1: Aprendizado em sala de aula

Etapa onde o jovem selecionado deverá passar por qualificação através de aulas técnicas fornecidas por meio de cursos do SENAC, SESC, SENAT ou outras instituições definidas e cadastradas pelo governo

Etapa 2: Aprendizado prático

Após a aprendizagem em sala de aula, o jovem vivencia o cotidiano da empresa, dando início as suas atividades profissionais e auxiliando a empresa responsável pela sua seleção.

Conhecendo melhor os benefícios e obrigações do Jovem aprendiz

Essa oportunidade vai muito além de fornecer aos jovens a oportunidade de ter o primeiro emprego, o programa garante ao jovem selecionado diversos benefícios e direitos fornecidos por empresas contratantes para seus funcionários, como vale refeição, vale alimentação, vale transporte, férias, participação nos lucros, entre outros.

A contratação desse tipo de profissional se da pelo regime CLT, o salário pode variar de meio a um salário mínimo e o selecionado tem direito ao recebimento desde a fase de aprendizagem em sala de aula.

Como encontrar vagas de Jovem aprendiz

Geralmente este tipo de vaga é fornecido pelas empresas uma vez ao ano e devido a isto, faz-se necessário que o interessado fique bem atento ao período de inscrição.

As vagas para o programa Jovem Aprendiz podem ser encontradas no próprio site da instituição de interesse do candidato, ou em sites especializados em vagas de emprego.

Empresas de diversos setores de atuação do Brasil fornecem vagas de jovem aprendiz, o programa é uma ótima oportunidade de ingresso em empresas renomadas, como o Bradesco, Itaú, Coca-cola e várias outras.

Agora que já conferiu mais um dos nossos artigos e esta por dentro do funcionamento do programa, não perca essa oportunidade de dar um grande passo na sua carreira profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.