• fevereiro 3, 2022
Os principais tipos de fratura

Fraturas: o que é?

Os principais tipos de fratura

Ossos são estruturas fortes e resistentes, mas podem quebrar se cair ou bater com força. Você sabe quais são os tipos de fraturas no seu corpo?

Dividimos as principais informações sobre fraturas para que você saiba o que fazer se algum dia se deparar com esse problema.

O que são fraturas?

Trata-se da perda da integridade óssea, ou seja, a ruptura dessa estrutura em duas ou mais partes.

Quais são as causas mais comuns de fraturas?

As fraturas geralmente resultam de colisões, quedas ou acidentes. Além disso, algumas lesões podem ocorrer devido a atividades esportivas, como corredores de longa distância.

Mulheres mais velhas e na menopausa, que têm ossos mais frágeis, correm risco de fraturas mesmo com atividades diárias normais.

Certas doenças podem enfraquecer os ossos e torná-los mais fáceis de quebrar, como infecções, tumores ósseos benignos e malignos e osteoporose.

Em termos de localização, as fraturas do braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, em contraste com os ossos da perna, que são mais fortes e mais difíceis de quebrar.

Os principais tipos de fratura

Quais são as diferenças entre os tipos de fratura?

As fraturas são classificadas de acordo com sua causa. Então eles podem ser:

  • traumático – decorrente de acidente ou queda, quando é aplicada uma força intensa no osso ou devido a movimentos repetitivos que danificam gradativamente a estrutura;
  • patológico – causado por uma doença ou condição que enfraquece os ossos. Assim, eles quebram sem explicação ou por golpes muito leves.

Além disso, a classificação também determina os tipos de fraturas. Eles são:

  • simples – quando apenas um osso é quebrado e a lesão permanece fechada, ou seja, o desenho não rasga a pele;
  • abertas, que perfuram a pele e permitem ver o osso. Por resultarem em uma ferida aberta, essas condições são mais propensas a infecções e recuperação mais lenta;
  • Composto: São fraturas que envolvem outras estruturas além dos ossos, como músculos, nervos ou vasos sanguíneos. Como o nome sugere, esse tipo de lesão requer uma recuperação mais complexa;
  • Incompleta: São lesões ósseas que não causam uma fratura completa, mas causam os mesmos sintomas. Nesse caso, a recuperação é mais rápida.

Quais são os sintomas das fraturas?

As fraturas causam sinais e sintomas muito característicos, incluindo:

  • dor intensa e inchaço no local da fratura;
  • incapacidade parcial ou completa de mover um membro quebrado;
  • deformação, hematomas e feridas no local;
  • dormência, formigamento e estalos na área da fratura.

Como foi feito o diagnóstico?

Os pacientes devem ir ao pronto-socorro assim que suspeitarem de fratura, principalmente se a lesão foi causada por um problema grave, como acidente de carro ou queda de altura.

Não é recomendado tentar colocar o osso ou o membro de volta no lugar, pois isso pode levar a mais danos, além de sensações muito dolorosas. Procure ajuda médica para tomar a atitude correta.

Triagem

No hospital, o médico realizará uma avaliação inicial, que inclui medir o pulso, medir a pressão arterial e testar a sensibilidade da pele, avaliar seus sinais vitais e danos aos nervos ou outros órgãos do corpo.

Se houver alguma complicação, a equipe aplicará o tratamento conforme necessário e continuará a avaliar a fratura.

Exame físico

Neste procedimento, o médico perguntará sobre a causa da lesão, o nível de dor que o paciente está sentindo e realizará um exame físico examinando o osso danificado e suas articulações.

Exames de imagem

O próximo passo é encaminhar o paciente para uma radiografia que confirmará a fratura. Normalmente, são feitas pelo menos duas radiografias de ângulos diferentes para verificar o alinhamento dos fragmentos ósseos.

Além disso, em alguns casos, métodos como ressonância magnética e tomografia computadorizada também podem ser usados ​​para confirmar o diagnóstico.

Esses exames fornecem uma visão mais detalhada da fratura e ajudam a identificá-la quando apenas uma radiografia não é suficiente.

Exames adicionais

Finalmente, o médico também pode solicitar outros exames adicionais, como angiografia para verificar se há danos nos vasos sanguíneos e estudos de condução nervosa para ver se há algum dano nos nervos.

Quais são as opções de tratamento?

O tratamento da fratura envolve o reposicionamento do osso, que pode ser feito manualmente ou por meio de procedimentos cirúrgicos. Além disso, é necessária a imobilização do membro com gesso, talas ou órteses para cicatrização e, em seguida, várias sessões de fisioterapia para restaurar o movimento.

Operação

O tratamento cirúrgico das fraturas está indicado em casos mais graves, quando é necessário restaurar a estrutura com parafusos ou placas metálicas.

A operação deve ser realizada com urgência e, após isso, o paciente permanece imóvel por vários dias.

O curativo deve ser trocado toda semana, e caso possua placas ou parafusos, esses dispositivos devem ser retirados após o horário estabelecido pelo médico.

Imobilização

O tempo de imobilização dura cerca de 30 dias, mas pode variar de acordo com a gravidade do caso e a saúde do paciente. Assim, o tempo total de recuperação pode ser maior ou menor.

Fisioterapia

O tratamento fisioterapêutico após fraturas consiste em restaurar a mobilidade da articulação afetada após a retirada do gesso, tala ou órtese.

A fisioterapia deve ser feita todos os dias para aumentar a amplitude de movimento articular e a força muscular.

Após a recuperação, recomenda-se apostar na atividade física, a conselho de um médico, e aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio para fortalecer os ossos.

Agora que você sabe quais são os principais tipos de fraturas, como são diagnosticadas e quais são as etapas do tratamento para essas lesões, se você quebrou um osso, já sabe o que fazer: consulte um médico para que essa condição seja tratada corretamente e você pode restaurar sua saúde e qualidade de vida!

Procurando um bom plano de saúde? Confira algumas Dicas para escolher um bom plano de saúde!

Continue lendo nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *