• março 22, 2022
Como economizar na sua viagem

Como economizar na sua viagem

Como economizar na sua viagem. Veja nossas dicas a seguir.

Uma das melhores coisas da vida é viajar, mas nem sempre é possível realizar todos os passeios que a gente deseja por conta dos altos preços, não é mesmo? Porém, nem tudo está perdido! Com muito planejamento e pesquisa, por exemplo, é possível fazer uma viagem mais barata e assertiva e, o melhor, com menos dinheiro. 

Muitos portais comparam o preço de passagem de ônibus e acabam sendo aliados indispensáveis para quem pretende fazer as malas. Se este for o seu caso, confira na íntegra uma série de dicas que separamos para quem quer fazer um passeio e colecionar memórias sem precisar gastar uma fortuna para isso. 

Como economizar na sua viagem – Pesquise muito!

A economia começa muito antes da viagem, na fase de planejamento. Por isso, é importante pesquisar muito, tanto preços de passagens quanto hospedagem, assim como as opções de passeios, além de detalhes sobre o destino que você vai conhecer. Para evitar surpresas desagradáveis para você e para o seu bolso, procure saber mais sobre o custo de vida, as opções gastronômicas, enfim, tudo que for possível sobre a cidade que você vai visitar.

Se possível, opte por viajar durante a baixa temporada

Todos os destinos turísticos costumam ter temporadas mais movimentadas e outras mais tranquilas. No caso das praias, por exemplo, a alta temporada é durante os meses mais quentes, de dezembro a fevereiro. Portanto, se for possível dentro do seu planejamento de férias e descanso, escolha viajar durante a baixa temporada, que é quando tudo fica mais barato, desde passagens, até restaurantes.

Apostar em passeios gratuitos é sempre uma ótima opção

Muitas cidades oferecem uma série de atividades gratuitas de qualidade. Seja uma exposição, uma sessão de cinema, uma atração musical, enfim, é possível curtir e se encantar nos mais diversos cantos sem gastar um centavo. Em muitos casos, dependendo do destino e das paisagens, uma simples caminhada ao ar livre já vale como uma experiência e tanto. 

Leia também: A importância da música na pandemia

Planeje muito bem as suas refeições

Como economizar em sua viagem

Um dos maiores gastos durante as viagens é com alimentação. Dependendo da estadia, fica difícil fazer a própria comida. Por isso, uma dica extra é optar por ficar em um local que possibilite que você cozinhe suas refeições ou, pelo menos, a maioria delas. Comer em lanchonetes e restaurantes durante todos os dias da sua viagem vai fazer com que ela saia muito mais cara. Se puder, faça uma compra de mercado que seja, ao mesmo tempo,  inteligente e econômica e prepare suas refeições sempre que der.

Use transportes gratuitos ou que sejam mais baratos

Muitas cidades, principalmente grandes capitais, oferecem opções bem econômicas de transporte, como aluguel de bicicletas, patinetes etc. Dependendo do tempo que você vai permanecer no lugar, essas opções acabam sendo uma ótima forma de economizar com transporte. Por conta da distância e de outros contratempos (como chuva, por exemplo), nem sempre vai ser possível usar essas opções. Nesse caso, utilize o transporte público e deixe as viagens particulares de carro como última opção.

Evite grandes feiras e centros comerciais 

Como opção de passeio, estes locais podem até parecer muito atrativos, mas para quem quer fazer uma viagem mais econômica, pode acabar sendo uma cilada. Mesmo se você não for uma pessoa que gasta sem precisar e que adora levar um ‘souvenir’ pra casa, é bom evitar lugares que, necessariamente, induzem ao consumo, seja com comida, roupa, itens decorativos, enfim, quanto menos você estiver exposto às opções, menores chances de comprar.  

Bônus: Algo que pode contribuir para evitar o consumismo durante as viagens é levar uma bagagem pequena, que seja o suficiente apenas para suas roupas, pertences e só. Nunca leve a mala com espaço de sobra e, principalmente, resista à tentação de comprar uma nova bolsa ou mochila para poder levar mais coisas para casa. 

Gostou das nossas dicas de como economizar na sua viagem? Comenta abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *