• setembro 12, 2022
5 podcasts famosos que você precisa conhecer

5 podcasts famosos que você precisa conhecer

Formato ganha cada vez mais popularidade entre pessoas de todas as idades e gostos. Então aqui estão 5 podcasts famosos que você precisa conhecer.

O podcast está para o rádio, assim como a televisão está para o cinema, sendo coisas diferentes, mas que se complementam. Seja trabalhando com um fone de ouvido, ou reproduzindo o som em uma caixa de som bluetooth ao limpar a casa, o fato é que existe um podcast para cada gosto — somente no Brasil, são cerca de 2 mil.

Se considerarmos que a televisão ”ameaçou” o rádio, e a internet fez o mesmo com a televisão, os podcasts surgem para atualizar a experiência das pessoas com programas de áudio. E uma plataforma em especial ajudou a popularizar o podcast em velocidade recorde: o YouTube.

Quer saber mais sobre o universo dos podcasts, incluindo uma seleção de 5 programas nacionais para acompanhar? Continue lendo e compartilhe com aquele amigo que está sempre buscando algo novo para aproveitar na internet.

Um pouco sobre a história dos podcasts

O termo podcast surgiu em meados de 2004, vinculado ao ex-apresentador da MTV Adam Curry. Ele foi um dos primeiros a disponibilizar conteúdos no formato, juntando a experiência de ouvir rádio já conhecida das pessoas, com a possibilidade de elas escolherem os conteúdos, como já ocorria na TV por assinatura.

Se você usou reprodutores de MP3 nos anos 2000, ou ainda softwares como iTunes e Windows Media Player, já deve ter se deparado com o termo por lá. Antigamente, era necessário fazer o download dos episódios de cada programa através dessas plataformas, o que não era muito prático para muitos. 

Com o crescimento exponencial de apps de streaming de músicas, o podcast viu a possibilidade de fazer seu retorno. Sabe aquela entrevista que você queria ver, mas não teve tempo de sentar para assistir? Hoje é possível consumi-la no formato de áudio, podemos escutar com fones de ouvido sem fio em qualquer lugar, sem necessidade de pausar suas atividades para interagir com o conteúdo.

5 podcasts famosos que você precisa conhecer

5 podcasts brasileiros para conhecer 

O Brasil já foi eleito o número um em consumo de podcasts pela plataforma Spotify, ficando atrás apenas dos EUA. E não é para menos, já que durante a pandemia o número de podcasts ativos em português só aumentou, conquistando até mesmo quem nunca foi fã de ouvir programas de rádio.

Flow Podcast

Considerado um dos mais importantes podcasts ativos no Brasil atualmente, o Flow foi criado em 2018. Hoje, o programa está vinculado aos Estúdios Flow, responsável pela produção de diversos outros programas.

Entre muitas polêmicas, o Flow Podcast já entrevistou centenas de personalidades nacionais e internacionais. A audiência elogia a fluidez dos papos, a diversidade de convidados e a desenvoltura dos apresentadores.

Venus Podcast

Produzido pelos Estúdios Flow, o Venus Podcast é um programa diário apresentado por Yasmin Ali e Criss Paiva. O diferencial é o formato ‘videocast’, onde os espectadores podem tanto assistir às entrevistas transmitidas ao vivo e gravadas, ou acompanhar o conteúdo apenas ouvindo.

Dia Cast

Apresentado por Rafa Dias e Gabie Fernandes, o Dia Cast é parte da programação do Dia Estúdio, também responsável por diversos outros podcasts. As entrevistas costumam trazer influenciadores e personalidades da mídia digital, sempre com quadros de perguntas e curiosidades sobre os entrevistados.

À Deriva

No comando de Arthur Petry, o À Deriva é reconhecido por mesclar nomes da mídia com pessoas anônimas. Estas, por vez, trazem histórias curiosas e experiências pessoais, como uma CEO de crematório, um perito criminal e especialistas de diversas áreas.

Mano a Mano

Produzido pelo Spotify e considerado um dos podcasts com maior audiência do país, o Mano a Mano é apresentado pelo rapper e compositor Mano Brown. O episódio com o ex-presidente Lula foi o mais ouvido na plataforma no ano de 2021, e sua proposta se baseia em descomplicar assuntos sérios e abordar temas do dia a dia com os convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *